domingo, 10 de junho de 2007

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


O Dia de Portugal, Dia de Camões, e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580, e é também o Dia Nacional de Portugal. Durante o regime autoritário do Estado Novo de 1933 até á Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 era celebrado como o Dia da Raça; a raça Portuguesa.

10 de Junho. Neste dia todo o português deve sentir orgulho em ser português!!! Para mim, no Euro 2004, todos os dias da competição foram 10 de Junhos :) Para mim e para muitos mais. Era amor à bandeira. Bonito de se ver! Sim sr! Contudo, noutras alturas ja não temos orgulho em ser portugueses, vou dar um exemplo: quando se fala neste nome - José Socrates... :( Enfim... Não vamos falar sobre coisas más. Portugal é um pais lindissimo, de passadas glórias das quais nos podemos orgulhar - é bom ser português.

para rematar em beleza um poema de Fernando Pessoa

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

2 comentários:

amor,liberdade e solidão disse...

Adoro este poema...expressa muito bem o nosso povo e o nosso "pequeno" país..., um tesouro à beira "mar"...como se costuma dizer...tas a ir muito bem...informando o pessoal e tal ;) bem, bem...uma bejoca, fica bem

Anónimo disse...

Sim Senhor. gostei. finalmente alguem me comprende (um pouco...)
Mas que fique assente que os termos Portugal e Patria nao podem somente ser associados futebol. é um estado de alma. quer queiramos ou nao é a nossa casa e todas as casas tem os seus problemas. somos responsaveis pelo que nela existe de bom e tambem pelo pior.
temos de ser parte da soluçao e nao do problema. mesmo que por vezes isso signifique algumas medidas drasticas e sacrificios.
mas sacrificios para todos, nao para alguns. Pois quem nao os cumpre é um traidor a todos nós que queremos uma Patria Forte e justa.Sem diferença de cor, estatuto ou credo.Trabalhar para que sintamos que o 10 de junho seja uma data que se comemore 365 dias.
Sem vergonha nem pudor.
Semper Fidelis.
Viva à Répulica Portuguesa.
Viva Portugal